Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Entre calcinhas e cervejas



Soube hoje pelo ModaSpot que a SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres) disse ter recebido reclamações sobre a campanha Hope Ensina protagonizada por Gisele Bündchen. No vídeo, a modelo aparece em uma situação de duas maneiras diferentes. Na primeira cena vestida e na segunda apenas de calcinha e sutiã (da Hope, claro).

A SPM declarou que "a propaganda promove o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido e ignora os grande avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas".

Em resposta, a Hope enviou uma carta à SPM afirmando que o comercial não tem nenhum cunho sexista e que as situações expostas são brincadeiras, piadas do dia a dia e que não devem ser consideradas depreciativas.

Bom, não gostei muito da justificativa da Hope não. Quantas piadas populares existem por aí que são ofensivas e preconceituosas? Não pretendo colocar a culpa toda por cima da empresa nem nada, embora tenha achado o comercial um pouco ofensivo sim.

Afinal o comercial ensina que a melhor maneira de dar más notícias seria estando apenas de lingerie para o marido, companheiro... o que for. Seria a melhor forma de "amansá-lo". Mas por que ela deveria amansá-lo? Não foi tanto a imagem da mulher como objeto - de qualquer tipo - que me incomodou, embora também tenha. Foi a submissão sutil que ela apresenta. Como se a mulher devesse se explicar sempre que fizesse algo.

E vamos combinar que no terceiro comercial dessa série ao dizer que tinha batido o carro do marido, ela ainda complementa com "de novo". Segue o vídeo para conferir:


 
Esse caso me lembrou dos comerciais de cerveja... Não é à toa que está no título do post. O engraçado é que, para mim, eles são muito mais ofensivos que o da Hope. E não é apenas uma ou outra marca, são todas! O comercial é claramente voltado para o público masculino, com direito a mulheres de pouquíssima roupa, comentários e situações de duplo sentido...

É sempre assim: um grupo de amigos (a grande maioria, se não todos da rodinha principal, homens) no bar, na praia, e chega uma mulher que está com roupas muito curtas e, ou eles comentam ou interagem com ela de alguma forma. Independente da situação, a mulher nunca é valorizada. A não ser que conte ser valorizada pela forma como apenas o seu corpo atrai os homens (ou seja, objeto). A bem da verdade, depois de ver qualquer desses comerciais, nunca senti vontade de beber uma cerveja.

Enfim, deixo esse testamento apenas para registrar o que penso sobre o caso da Hope, dos comercias de cerveja, e da imagem da mulher na sociedade brasileira. E vocês, o que acham dessa situação? O comercial foi um pouco ofensivo ou não teve nada de mais? E quanto aos anúncios de cerveja?

Fontes: Modaspot.com, YouTube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário