quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Entre calcinhas e cervejas
Soube hoje pelo ModaSpot que a SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres) disse ter recebido reclamações sobre a campanha Hope Ensina protagonizada por Gisele Bündchen. No vídeo, a modelo aparece em uma situação de duas maneiras diferentes. Na primeira cena vestida e na segunda apenas de calcinha e sutiã (da Hope, claro).
A SPM declarou que "a propaganda promove o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido e ignora os grande avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas".
Em resposta, a Hope enviou uma carta à SPM afirmando que o comercial não tem nenhum cunho sexista e que as situações expostas são brincadeiras, piadas do dia a dia e que não devem ser consideradas depreciativas.
Bom, não gostei muito da justificativa da Hope não. Quantas piadas populares existem por aí que são ofensivas e preconceituosas? Não pretendo colocar a culpa toda por cima da empresa nem nada, embora tenha achado o comercial um pouco ofensivo sim.
Afinal o comercial ensina que a melhor maneira de dar más notícias seria estando apenas de lingerie para o marido, companheiro... o que for. Seria a melhor forma de "amansá-lo". Mas por que ela deveria amansá-lo? Não foi tanto a imagem da mulher como objeto - de qualquer tipo - que me incomodou, embora também tenha. Foi a submissão sutil que ela apresenta. Como se a mulher devesse se explicar sempre que fizesse algo.
E vamos combinar que no terceiro comercial dessa série ao dizer que tinha batido o carro do marido, ela ainda complementa com "de novo". Segue o vídeo para conferir:
Esse caso me lembrou dos comerciais de cerveja... Não é à toa que está no título do post. O engraçado é que, para mim, eles são muito mais ofensivos que o da Hope. E não é apenas uma ou outra marca, são todas! O comercial é claramente voltado para o público masculino, com direito a mulheres de pouquíssima roupa, comentários e situações de duplo sentido...
É sempre assim: um grupo de amigos (a grande maioria, se não todos da rodinha principal, homens) no bar, na praia, e chega uma mulher que está com roupas muito curtas e, ou eles comentam ou interagem com ela de alguma forma. Independente da situação, a mulher nunca é valorizada. A não ser que conte ser valorizada pela forma como apenas o seu corpo atrai os homens (ou seja, objeto). A bem da verdade, depois de ver qualquer desses comerciais, nunca senti vontade de beber uma cerveja.
Enfim, deixo esse testamento apenas para registrar o que penso sobre o caso da Hope, dos comercias de cerveja, e da imagem da mulher na sociedade brasileira. E vocês, o que acham dessa situação? O comercial foi um pouco ofensivo ou não teve nada de mais? E quanto aos anúncios de cerveja?
Fontes: Modaspot.com, YouTube.com
Marcadores:
Gisele Bündchen,
Hope,
news,
polêmica,
Secretaria de Política para as Mulheres
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário