Na última segunda-feira (10/10) o Espaço Tom Jobim, que fica no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, recebeu o estilista Jean Paul Gaultier para uma palestra. O evento foi gratuito e divulgado via facebook. Os interessados tinham que mandar um email com nome e RG para poderem participar.
Eu tive a imensa sorte de ver o convite (na página do facebook do FFW) e conseguir por meu nome na lista! E, sem "puxa-saquismos", foi muito bom! Tudo aconteceu como o esperado, e participar de uma palestra com o auditório lotado é maravilhoso, sabe? Ver que todas aquelas pessoas também estavam animadas e ansiosas para ouvir um estilista que você curte traz um sentimento de pertencimento, do tipo "Sim, eu sei que você também está ansiosa(o) para vê-lo!"
Também estava presente na palestra a ex-modelo muçulmana Farida Khelfa, responsável pelo documentário “Jean Paul Gaultier – Quebrando as Regras” exibido no Festival do Rio no domingo (9/10).
Bom, deixando o blá-blá-blá de lado (e olha que não faz muito tempo que eu tinha dificuldade em escrever textos longos...), vamos ao que interessa! Gaultier!
É sempre válido ter a oportunidade de conhecer grandes profissionais do seu métier ao vivo. Uma coisa são as fotos espalhadas pela internet, as entrevistas, os vídeos... e outra coisa é ver e ouvir a pessoa ao vivo. Eu não tinha uma imagem formada do Enfant Terrible - apelido de Jean Paul Gaultier - antes de o ver, mas confesso que ela se fixou de uma maneira bastante positiva depois de segunda. Muito simpático, animado e risonho, além de tagarela, ele estava de imenso bom-humor e sempre disposto a responder às questões.
A palestra tinha como audiência principal estudantes de moda e, logo no início, ele contou um pouquinho do início da sua carreira, de como não teve uma educação formal em moda, e que, por isso, o trabalho foi a sua escola.
![]() |
| Para ver a foto em tamanho maior, clique nela |
Sincerametente? Ele mostra a diversidade do ser humano. Nem todos vivem sob o padrão que as sociedades impõem. Gaultier busca mostrar, através de suas criações, que todos podem se expressar da maneira que convier. Pra quê tantas regras?
Ao final da palestra, o estilista disse uma frase que traduziu tudo o que ele acredita: "Je suis pour la liberté de l'expression". A tradução? Basta olhar o título desse post.
Gostou? Quer ler mais um pouquinho sobre o que ele contou na palestra? Então acesse aqui e aqui.


Nenhum comentário:
Postar um comentário