Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Saia longa


 Figurinha cada vez mais carimbada nas ruas, a saia longa, depois de muito tempo, volta a ter destaque. Com leitura mais moderna, de nada lembra as saias sem forma e de estampas duvidosas dos anos 90 e início de 2000.

Quando percebi que ela estava voltando, lá pelo final do ano passado e início desse ano, fiquei com um pé atrás. Logo me lembrei das saias que a minha mãe costumava usar quando era pequena e, sinceramente, não me animei muito!

Passado esse receio inicial, não consigo mais tirá-las da cabeça! Elas são capazes de trazer a impressão de pernas longas sem muito esforço! Perfeito, né?

Contra indicações:
Como jé disse em outro post, não sou muito fã de regras. Gosto de ter a liberdade de ousar e me divertir com a moda! Acho desestimulante ditar uma lista de regras do tipo se você é baixinha não devia usar tal comprimento, se você é muito magra não use roupas muito justas... Todas regras podem ser questionadas e quebradas. Tente, inove, inspire-se!

Para começar, aqui estão exemplos de como as pessoas nas ruas estão usando a saia longa:






Dicas de uso:
Isso sim eu acredito! Dicas, sugestões que podem fazer com que as pessoas se arrisquem mais! Pode parecer besteira, mas quando você se veste de uma maneira que te agrada, você transmite esse sentimento para as outras pessoas. Às vezes, basta uma combinação inusitada das mesmas roupas de sempre no meu guarda-roupa para transformar um dia cinzento mais colorido.

Bom, para ilustrar mais, montei dois looks com algumas sugestões minhas. Decidi usar a mesma saia para mostrar que não é necessário ter determinada roupa para a noite e outra para o dia.

Na figura 1, optei por coordenar a saia clara com uma blusa florida. A saia, por si só, já deixa qualquer uma com dois metros de perna, mas o cardigã longo traz um pouco mais de equilíbrio para a silhueta porque reduz um pouco o efeito "alongador" da saia. 

Assim, é só um detalhe, mas acho importante ressaltar que nem sempre o equilíbrio é buscado em combinações. Por que não querer ter pernas infinitas ou um longo tronco? Vai do gosto da cliente, não é?

Na figura 2, escolhi a saia clara de propósito, para tentar mostrar que roupas claras vão bem sim à noite. O preto e o branco são clássicos, por isso resolvi colocar mais um ponto de cor, no caso o cinto vermelho. Embora looks com branco + preto + vermelho não sejam nenhuma novidade, trazem um pouco mais de sobriedade, que vai bem em situações mais formais.

A minha parte favorita ficou por conta do jogo do esconde/revela da trasparência. É sutil e delicada, e sim, a modelo está totalmente coberta. E é isso que é interessante. O que parece não parecer instiga muito mais a imaginação que o que aparece de todo!

Para finalizar, algumas ideias vindas das passarelas internacionais (tenho que colocar aqui fotos das nacionais também, mas agora fica pra outro post!). O da Moschino, por exemplo, chama a atenção por colocar o suéter em cima da saia. Normalmente, em composições com sais compridas, a parte de cima fica dentro da saia, o que não foi o caso aqui. Mais uma dica! Repare que criou uma outra proporção ao corpo, cortando a impressão de alongamento que a saia dá.






Bom, vou ficando por aqui... E aí, o que achou das dicas? E das saias longas? 

Fotos: Rioetc, Chictopia, looklet

Nenhum comentário:

Postar um comentário